Atualidade

SPG apela: "Não chegues atrasado ao diagnóstico" das doenças inflamatórias do intestino

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), em parceria com a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa, Doença de Crohn e a Associação CrohnColite Portugal, lançou hoje uma nova campanha de sensibilização para as doenças inflamatórias do intestino (DII), apelando à população através do claim “Não chegues atrasado ao diagnóstico”.

6th Capsule Endoscopy Training Program com data marcada

A sexta edição do Capsule Endoscopy Training Program já está em agenda e vai decorrer nos dias 12 e 14 de maio.

Boas Festas!

A equipa do Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães, deseja a todos Boas Festas!

“Não foi adotada qualquer estratégia para a recuperação de exames que estão em atraso e isso é absolutamente insustentável”

O Prof. Doutor José Cotter, médico gastrenterologista e diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães, expõe em entrevista ao Perspetiva Atual os principais problemas sentidos pela especialidade no período pós-confinamento. Clama por mudanças “fundamentais” para que se salvem vidas, nomeadamente, quando falamos do cancro colorretal

5th Capsule Endoscopy Training Program: as mais-valias do encontro para os internos

A 5.ª edição do Capsule Endoscopy Training Program, que decorreu na School of Medicine (EMed), da Universidade do Minho, em Braga, juntou profissionais da área da Gastrenterologia, mas também internos da área para aumentar conhecimento quanto à cápsula endoscópica. O My Gastrenterologia falou com as Dr.ªs Iala Carina e Júlia Amaro, internas, sobre as mais-valias de fazerem parte do evento. Assista às declarações.

Componente prática do 5th Capsule Endoscopy Training Program valorizada pelos especialistas

O curso, composto por uma componente prática e uma teórica, é considerado uma mais-valia. Para a Dr.ª Carolina Chalim, Hospital Divino Espírito Santo, Ponta Delgada, no curso, “ganhamos uma nova visão, partilhamos experiências com colegas”. O Dr. António Oliveira, Hospital Dr. Nélio Mendonça CHF, considera ainda que “poder ajudar e tirar dúvidas na vida real com doentes reais” é essencial para a valorização do curso. Em entrevista, os especialistas elogiam o carácter prático do curso. Assista ao vídeo.